Espaço do Profissional de Segurança do Trabalho.


SEJAM BEM VINDOS, aproveitem!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

VAMOS FALAR DE SEGURANÇA?

De maneira superficial para entendimento inicial, Segurança do Trabalho pode ser compreendida como um conjunto de ações e medidas adotadas em um processo de trabalho por profissionais qualificados e especializados, que tem como finalidade prevenir acidentes e doenças relacionadas a atividade executada pelo trabalhador.

As ações ou medidas preventivas adotadas podem ser de caráter técnico, administrativas, educativas, de engenharia, organizacionais, ambientais, etc.

Atualmente no Brasil, nossa legislação vem sendo modificada e fortificando cada dia mais a Segurança do Trabalho e apoiando os profissionais desta área para a adequação das empresas de nosso país, mas ainda falta muito para alcançarmos um patamar sequer razoável. 

Na minha visão, a segurança do trabalho através do SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho), obtém êxito dentro de qualquer organização se alcançar sucesso em 4 etapas:

OBS: SESMT é um departamento existente dentro das organizações responsável pela segurança do trabalho. Caso haja necessidade, conforme presente nas Normas Regulamentadoras.
  1. CONSIENTIZAÇÃO DA "CÚPULA" DA ORGANIZAÇÃO: O apoio e entendimento da complexidade que envolve a segurança dos trabalhadores é imprescindível e deve partir dos gestores da empresa. Os mesmos precisam entender a necessidade. Sem tê-los ao lado da segurança do trabalho, é quase impossível se obter êxito na gestão de segurança.
  2. CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES: Fazer com que eles, os mais afetados em casos extremos, entendam e colaborem para que as práticas de segurança e programas relacionados a essa gestão sejam aplicados com excelência.
  3. TREINAMENTOS/QUALIFICAÇÃO: Passar o conhecimento necessário para todos os cargos/setores da empresa a fim de que os trabalhadores realizem suas atividades de forma correta, seguindo seus procedimentos peculiares, bem como os treinamentos específicos relacionados a segurança do trabalho, para que todos saibam como agir nas mais diversas situações que possam surgir.
  4. DOCUMENTAÇÃO: Através do SESMT ou Departamento responsável, a parte burocrática (documental) precisa estar extremamente organizada e principalmente válida segundo o que dispõe as Normas referentes.


A partir de agora, entraremos mais a fundo a respeito deste tema, desta profissão.

Em breve dicas de segurança, vídeos, materiais, cursos e eventos realizados pelo país e outras notícias / novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário